A Pedra Fundamental de Preços de Transferência no Brasil
Preços de Transferência

A Pedra Fundamental de Preços de Transferência no Brasil

102

O que é a Pedra Fundamental de Preços de Transferência no Brasil?

Lançamento da pedra fundamental (ou lançamento da primeira pedra, em português europeu) é o nome que se dá a colocação do primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Cerimônia simbólica, a colocação da pedra fundamental significa o inicio efetivo de uma edificação.

Caminho por projetos de Preços de Transferência (transfer pricing) há mais de uma década. Acompanhei e suportei muitos ajustes legais ao longo destes anos, colhi dados, calculei e revisei muitos cálculos, todos os métodos, diversas indústrias e nas principais provedoras de serviços globais desta matéria.

A dinâmica do mundo mudou muito, o fluxo de comércio internacional também, as regras dos preços, a OCDE, enfim, tudo mudou!

Porém, ao longo destes anos outros temas poucos mudaram:

– O formato complexo dos projetos de preços de transferência/transfer pricing;

– Os recursos envolvidos nestes projetos com mão-de-obra extremamente especialista, e;

– A baixa utilização das empresas da matéria como instrumentos de gestão empresarial;

Então a ideia deste blog surge exatamente para tentar contribuir com a mudança dos paradigmas acima facilitando:

– Disseminar o entendimento dos processos de preços de transferência/transfer pricing;

– Ampliar a disponibilidade de ferramentas e pessoas;

– Apoiar no compartilhamento de informações que possam ajudar as empresas a melhorarem seus processos com o uso desta importante ferramenta, os preços de transferência/transfer pricing e tomar as melhores decisões.

Espero que neste espaço consigamos trocar muitas informações e criemos juntos uma comunidade forte no Brasil para trabalhar pelas melhorias desta matéria.

Está lançada a pedra fundamental! Vamos juntos construir esta realidade!

Silvio Petrini

Com mais de uma década de experiência na área de preços de transferência, tracei como objetivo criar uma comunidade para discussão, disseminação e desmistificação do tema de preços de transferência no Brasil. Através deste blog, trago com uma linguagem leve e didática, desde os principais conceitos, até assuntos mais complexos envolvendo o tema. Não deixe de se inscrever, curtir, comentar, sugerir e criticar. Vamos juntos criar a maior comunidade de TP no Brasil.

Este post tem 2 comentários

  1. Glauco

    Boa iniciativa Silvio, completo esse ano exatos 10 anos dedicados a tecnologia e ao Transfer Pricing, com certeza temos avanços e também algumas frustrações pelo tema não contribuir para a estratégia das organizações.

Deixe uma resposta